Biografia de Antonio Joaquim de Moura Andrade



Fundador de Nova Andradina, o pecuarista Antônio Joaquim de Moura Andrade (1889-1962). Foi casado com Guiomar Soares de Andrade. Entre os filhos Auro Soares de Moura Andrade, Eurico Soares Andrade e Luiz Soares Andrade.
O topônimo Andradina, presente em ambas as cidades, é uma homenagem à Moura Andrade, sendo que, na localidade sul-mato-grossense, acrescentou-se o prefixo “Nova”, para evitar confusões entre as cidades.

Biografia
Antonio Joaquim de Moura Andrade nasceu em 22 de dezembro de 1889 na Espraiada do Varjão, freguesia de Brotas, no Estado de São Paulo, filho de sitiantes. Em 1904 seus pais mudaram-se para Brotas e estabelecem um pequeno comércio de animais e carnes. Lá mesmo casa-se com Guiomar Soares, e em 1913, associando-se a Seraphin Collettes, sitiante, e Guilherme Moura, telegrafista, constituí a firma "Collettes, Moura, Andrade e Cia.", voltada ao comércio de cereais. Nesse período inicia sua carreira como comissário de café. Em 1917 passa a adquirir terras da antiga Fazenda Barra do Tietê, em Araçatuba, extremo oeste de São Paulo, onde em 1918, junto com seu tio Francisco Theodoro de Andrade, estabelece a Fazenda Guanabara. A partir de 1927, já tinha idéias de, alí em sua Fazenda, fundar uma cidade que deveria se chamar Andradina. Esses seus planos precisaram ser adiados, principalmente após a grande crise de 1929.
Em 20 de dezembro de 1958 cria o município de Nova Andradina, nas terras altas da Fazenda Baile. Abre mais 350 km de estradas com recursos próprios.


A biografia e a foto do casal foram retiradas nos links:
http://www.fazendeiro.com.br/mmap/andrade.htm
http://andradinanews.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita ao museu para conhecer um pouco mais sobre a história de Nova Andradina

Fundação de Nova Andradina